domingo, 20 de fevereiro de 2022

Codesul organiza plano de ações para comunidades de Limoeiro

 

Imagem: Wilker Mattos | PML - Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul) reuniu representantes da Prefeitura de Limoeiro, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), das Associações Comunitárias e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para debater ações e projetos de desenvolvimento nas comunidades da cidade e do campo. O Codesul também realizará visitas às entidades para organizar a documentação das associações.

O objetivo é manter a integração entre as associações e o poder público, buscando priorizar as ações conforme as necessidades apresentadas pelos moradores. “Estamos cumprindo o nosso papel enquanto entidade representativa. Por isso, além do trabalho de articular benfeitorias, vamos seguir colaborando na organização das associações para que existam de fato e de direito”, explicou o presidente do Codesul, Eraldo Cardoso.

Este primeiro encontro do ano serviu para elaboração do plano de Matrizes de Prioridades. “Mas toda terceira quarta-feira do mês estaremos reunidos para apresentar demandas, acompanhar trabalhos, ouvir sugestões e proceder com encaminhamentos para o bem coletivo das comunidades. Essa unidade com parceria representará a retomada e o fortalecimento do associativismo”, declarou Eraldo.

Já como saldo da primeira reunião, ficou estabelecido que o governo municipal cederá um contador para ofertar assistência às associações comunitárias. “Ao mesmo tempo, a diretoria do Codesul seguirá organizando os documentos e coordenando as eleições comunitárias das entidades existentes da sede e da zona rural. Estamos avançando com muita união”, comentou Cardoso.

Além da pauta administrativa, a reunião também debateu sobre ações diretas para o homem do campo. Segundo Eraldo, o prefeito Orlando Jorge e o secretário de Agricultura, José Félix, adiantaram detalhes do processo de contratação de tratores para o programa de aração de terras. “Eles comunicaram que assim que começar o período chuvoso, as máquinas estarão chegando para os agricultores”, disse o presidente.

Ainda na pauta, os participantes conversaram sobre a distribuição de sementes. “Ainda não existe o período definido para chegada das sementes, mas Eudes Cavalcanti do IPA disse que o Governo do Estado vem se organizando para no período devido iniciar a distribuição. O Codesul estará acompanhando e dando suporte para que tenhamos uma grande safra”, pontuou Eraldo.

Reportagem: Blog do Agreste | Alfredo Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário