quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Vila Mendes celebra 90 anos


No próximo dia 25 de agosto, a Vila Mendes dará início às comemorações dos 90 anos da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião, será celebrada uma Missa festiva, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Nazaré Padre Antônio Inácio, e concelebrada pelo Padre Elias Roque, pároco de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro (PE). No mesmo dia, acontecerá a abertura de uma exposição e a exibição de um documentário, que retratam a trajetória dos 90 anos da Igreja.

 Até 1927, o Sítio Mendes era apenas uma área agrícola, e seus habitantes, na busca de Deus, participavam das celebrações nas capelas das comunidades vizinhas de Pedra de Sono e de Passassunga. O Padre José Ciríaco de Brito, Pároco de Limoeiro de 1920 a 1933, incentivou a ideia da construção de uma Igreja no próprio Sítio Mendes, pois seus habitantes já eram numerosos e impregnados de grande fé e devoção.


No dia 17 de novembro de 1927, uma quinta-feira, o Padre Ciríaco presidiu a celebração da primeira Missa dos Mendes. Na oportunidade, com o lançamento da pedra fundamental, teve início a construção da Igreja do Sítio Mendes. Joaquina Otacília de Melo (Dona Dondom), proprietária da área indicada para o local, fez a doação do terreno. A parte principal da Igreja foi inaugurada no domingo, 11 de março de 1928. Em pouco tempo, já se sentiu a necessidade de uma ampliação. A construção das partes laterais completou a obra em 1930.

A Igreja e a comunidade foram consagradas à Nossa Senhora da Conceição. Na época, já existia uma Festa da Imaculada Conceição organizada por João Gregório do Nascimento. Em 1930, a Festa passou a ser realizada com o envolvimento da Igreja. No ano de 1936, por articulação do Cônego Fernando Passos, então Pároco de Limoeiro de 1933 a 1939, consolidou-se o envolvimento.

A Festa de Natal passou a ser realizada na comunidade dos Mendes a partir de 1937. Antes, os festejos ocorriam no Engenho Passassunga. Articulação do Cônego Fernando Passos repercutiu na transferência do local da Festa.


Em função de novas necessidades, no ano de 1979, foi construída a atual Igreja. Para isso, foram fundamentais o empenho da comunidade e a liderança dos Padres italianos Luis Checcin e Jorge Barbieri. O terreno foi doado por Joaquim Gregório de Melo. Com a nova Igreja, a Festa de Nossa Senhora da Conceição passou a ter maior dimensão.

Em torno dessas Igrejas, e com as bênçãos da Imaculada Conceição, a comunidade cresceu, transformando o então Sítio Mendes de 1928 no atual 3º distrito limoeirense de Vila Mendes.

Muitos homens e muitas mulheres empenharam-se e contribuíram, ao longo do tempo, para a manutenção e melhorias físicas da Igreja, bem como para a transmissão do tesouro da fé. Importante também as orientações de párocos e vigários paroquiais que conduziram pastoralmente a comunidade.

Fonte: Diocese de Nazaré da Mata/PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário