sexta-feira, 9 de março de 2018

Comunidade Católica de Vila Mendes celebra 90 anos no próximo domingo.


No dia 11 de março, um domingo de 1928, era inaugurada a Igreja Nossa Senhora da Conceição do então Sítio Mendes.
Até 1927, o Sítio Mendes era apenas uma área agrícola e seus habitantes, na busca de Deus, participavam das celebrações, principalmente as Missas, nas Capelas das comunidades vizinhas de Pedra de Sono e de Passassunga. Eis que o Padre José Ciríaco de Brito, Pároco de Limoeiro de 1920 a 1933, disseminou a ideia da construção de uma Igreja no próprio Sítio Mendes, pois seus habitantes já eram numerosos e impregnados de grande fé e devoção.

Um dos primeiros registros da capela, ainda na tonalidade "preto e branco" em 1928

Ideia acolhida, a construção teve início em 17 de novembro de 1927 e contou com o incentivo do próprio Padre Ciríaco e com o apoio, a disposição e o trabalho das famílias da época. Joaquina Otacília de Melo (Dona Dondom), possuidora da área indicada para a construção, fez a doação do terreno.

Registro da Capela na tonalidade colorida (foto)

Em função de novas necessidades, no ano de 1979 foi construída uma nova Igreja. Para tal foram fundamentais o empenho da comunidade e a liderança dos Padres italianos Luis Checcin e Jorge Barbieri. O terreno foi doado por Joaquim Gregório de Melo, filho de Dona Dondom.

Atual Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1979.

Em torno dessas Igrejas e com as bênçãos da Imaculada Conceição, a comunidade cresceu, transformando o então Sítio Mendes de 1928 no hoje distrito limoeirense de Vila Mendes.
Muitos e muitas foram os homens e mulheres que com fé, amor e devoção construíram essa história.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição da Vila Mendes completa, assim, neste 11 de março de 2018, 90 anos de História, Fé, Graças, Bênçãos, Amor e Devoção.





Festa da Padroeira em 2017 

Imagens: Acervo da Capela Nossa Senhora da Conceição - Vila Mendes-
Fonte: Gentil Melo Coordenador Litúrgico- Reprodução Facebook da Igreja Nossa Senhora da Conceição- Vila Mendes-


Nenhum comentário:

Postar um comentário